SEMIPRESENCIAL- Neurodidática em Sala de Aula Estratégias aplicáveis para transformar a educação básica
eurodidática em Sala de Aula
Estratégias aplicáveis para transformar a educação básica
Descrição do curso:
Este curso foi criado para professores que desejam ir além da teoria e transformar sua prática com base no que realmente funciona na escola. Em Neurodidática em Sala de Aula, você vai descobrir como o cérebro aprende em cada etapa da vida escolar — da Educação Infantil ao Ensino Médio — e como transformar esse conhecimento em estratégias práticas, criativas e neurocompatíveis.
Com formato semipresencial, o curso oferece uma experiência completa de aprendizagem:
📍 8 horas presenciais de imersão prática e vivencial com os formadores
💻 32 horas EAD em plataforma interativa, divididas em 4 módulos + bônus especial
A formação reúne conteúdos que vão da emoção e da atenção até as metodologias ativas e o planejamento com intencionalidade, respeitando o ritmo e a singularidade de cada estudante.
Você será acompanhado por três especialistas de referência nacional: Prof. André Codea, Profª Fabiana Cáceres e Prof. Mestre Psicólogo Robson, que unem neurociência, prática docente e escuta sensível em uma abordagem didática única.
Ao final, você terá uma formação completa, aplicável à sua realidade escolar e com certificação válida (40h), com QR code de verificação, pontuando com excelência nas provas de títulos de concursos e seletivos.
Um curso transformador, feito por quem vive a escola de verdade — e ensina com o cérebro em mente.
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 1 ano
após a matrícula.
Conteúdo
1MÓDULO EXTRA | COMECE POR AQUI - ANTES DE TUDO!
Objetivo do módulo:
Acolher o cursista, apresentar a proposta do curso, alinhar expectativas e orientar sobre o uso da plataforma, além de iniciar a reflexão sobre o papel do professor no século XXI.
2MÓDULO 1 – O CÉREBRO QUE APRENDE
Objetivo do módulo:
Compreender o funcionamento do cérebro nas diferentes etapas da educação básica e como adequar o ensino ao neurodesenvolvimento.
3MÓDULO 2 – EMOÇÃO, ATENÇÃO E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM
Objetivo do módulo:
Entender a relação entre emoções, motivação e atenção como elementos estruturantes da aprendizagem.
4MÓDULO 3 – CORPO, MOVIMENTO E EXPRESSÃO
Objetivo do módulo:
Explorar o papel da corporeidade, da arte e da expressão como recursos cognitivos fundamentais para a aprendizagem.
5MÓDULO 4 – PROFESSOR, PLANEJAMENTO E ESCUTA SENSÍVEL
Objetivo do módulo:
Aprimorar a intencionalidade docente, o planejamento e a postura de escuta na mediação da aprendizagem.
Professora e Pesquisadora no segmento Educacional. Entusiasta na utilização das Metodologias Ativas, utilização de Tecnologias Educacionais e Formação Humana.