Comece agora a sua jornada com o *Instituto Empodera* e esteja preparado para transformar a sua vida por meio da aprovação em um concurso ou processo seletivo!
Com base na **Resolução CNE/CP nº 2/2017** e fundamentado nas diretrizes da **Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)**, o curso aborda os princípios, competências e habilidades essenciais para a Educação Básica, garantindo que você compreenda o papel da BNCC na construção de currículos alinhados às necessidades educacionais e sociais.
**O que você aprenderá?** - A estrutura e os objetivos da BNCC. - Competências gerais e específicas aplicadas às etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. - Estratégias para elaboração de currículos desafiadores e inclusivos. - Contexto legal e normativo essencial para concursos públicos na área da Educação. - Como a BNCC contribui para a cidadania, qualificação profissional e inclusão social.
**Destaques do Curso:** - Aulas atualizadas e com linguagem acessível. - Material de apoio baseado em resoluções oficiais e legislação educacional. - Estratégias práticas e direcionadas para aprovação em concursos públicos.
Público alvo
**Para quem é este curso?** Professores e educadores que desejam se preparar para concursos na área de Educação e profissionais interessados em compreender e aplicar a BNCC de forma eficaz em suas práticas pedagógicas.
3 meses
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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 3 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1BNCC – Base Nacional Comum Curricular - Resolução 2
Compreensão e Aplicação da BNCC na Prática Educacional
Objetivo do Módulo:
Capacitar os participantes para compreender os fundamentos, a estrutura e a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando sua importância na construção de currículos e no planejamento pedagógico para a educação básica .
Conteúdo Programático:
Introdução à BNCC:
O que é a BNCC e sua função no sistema educacional brasileiro.
Contextualização histórica: da criação à implementação nas escolas.
Relação entre a BNCC e os documentos legais, como a LDB (Lei 9.394/96) e o Plano Nacional de Educação (PNE) .
Estrutura da BNCC:
Princípios e competências gerais: Análise das 10 competências gerais previstas pela BNCC e sua relevância para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Organização por etapas: Educação Infantil , Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio .
Relação entre áreas do conhecimento e componentes curriculares.
Educação Infantil na BNCC:
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Campos de experiência e suas interações na prática pedagógica.
Propostas de atividades lúdicas homologadas aos campos de experiência.
Ensino Fundamental e a BNCC:
Competências específicas das áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza .
Objetivos de aprendizagem por componentes curriculares.
Interdisciplinaridade e metodologias ativas aplicadas ao ensino fundamental.
Ensino Médio e a BNCC:
Novas diretrizes: o protagonismo juvenil e a formação integral.
Competências específicas, itinerários formativos e integração entre formação geral básica e projetos de vida.
Aplicação da BNCC no Planejamento Pedagógico:
Como transformar os objetivos de aprendizagem em práticas efetivas.
Construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) com base na BNCC.
Exemplos de planos de aula alinhados à BNCC e orientações para avaliação formativa.
BNCC e Educação Inclusiva:
Adequação das práticas pedagógicas para promover a equidade e a inclusão escolar.
A relação entre a BNCC e as legislações inclusivas, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) .
Metodologia:
Aulas expositivas e dialogadas para contextualização teórica e prática da BNCC.
Análise de documentos oficiais e estudo de casos sobre a implementação em diferentes contextos escolares.
Atividades práticas: Elaboração de planos de aula e sequências didáticas baseadas nos objetivos de aprendizagem da BNCC.
Discussões em grupo: Reflexão sobre os desafios e as possibilidades da BNCC na prática docente.
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 – Considerações - Parte 1
18:38
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 – Considerações - Parte 2
15:36
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capitulo I - Disposições Gerais
09:47
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo I - Competências Gerais
24:41
Diagnóstico
00:44
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo II - Planejamento e Organização
09:12
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo III - Currículo Proposta Pedagógica
18:39
Diagnóstico
01:07
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo IV - Educação Infantil
13:27
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo IV - Ensino Fundamental
01:06:24
Diagnóstico
00:35
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo V
20:41
Resolução CNECP nr. 2 e nr. 4 - Analise Comparativa
18:27
Professores(as)
Prof. Msc. Fabiana Cáceres
Empreendedora
Professora e Pesquisadora no segmento Educacional. Entusiasta na utilização das Metodologias Ativas, utilização de Tecnologias Educacionais e Formação Humana.