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Conteúdo
1LDB – Lei de Diretrizes e Bases
Este módulo oferece um estudo aprofundado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), com enfoque nas atualizações mais recentes de 2024. As aulas estão estruturadas para capacitar os estudantes na análise e aplicação prática dos princípios, objetivos e diretrizes que regem a educação brasileira. Além de abordar os fundamentos da LDB, o conteúdo explora as mudanças legais e normativas mais atuais, destacando seu impacto no cotidiano escolar e na gestão educacional.
Objetivos do Módulo:
Compreender os fundamentos da LDB e suas implicações na organização da educação nacional.
Analisar criticamente as atualizações de 2024, incluindo suas razões, abrangência e efeitos na prática pedagógica.
Preparar os participantes para interpretar e aplicar as normas legais em contextos educacionais, considerando as demandas contemporâneas.
Diferenciais:
Aulas atualizadas com base nas mudanças legislativas mais recentes.
Material complementar com estudos de caso e questões comentadas para concursos.
Discussões práticas que conectam a teoria à realidade escolar.
LDB - Lei n. 9.394/96 - Título I
11:30
Lei n. 9.394-96 - Título II
25:19
Diagnóstico
00:57
Lei n. 9.394-96 - Título III - Parte 1
31:58
Lei n. 9.394-96 - Título III - Parte 2
14:46
Diagnóstico
00:51
Lei n. 9.394-96 - Título IV - Parte 1
34:45
Lei n. 9.394-96 - Título IV - Parte 2
22:39
Lei n. 9.394-96 - Título IV - Parte 3
25:18
Diagnóstico
00:46
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo I e II - Seção I - Parte 1
19:46
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo I e II - Seção I - Parte 2
19:26
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção II
07:50
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção III
14:37
Lei n. 9.39496 - Título V - Capítulo II - Seção IV - Parte 1
25:53
Lei n. 9.39496 - Título V - Capítulo II - Seção IV - Parte 2
24:25
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção IV-A
14:58
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção V
10:07
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo III
13:26
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo IV - Parte 1
22:41
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo IV - Parte 2
15:58
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo V
14:05
Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo V-A
09:36
Diagnóstico
00:36
Lei n. 9.394-96 - Título VI
21:40
Diagnóstico
01:07
Lei n. 9.394-96 - Título VII
36:37
Diagnóstico
00:56
Lei n. 9.394-96 - Título VIII
24:31
Lei n. 9.394-96 - Título IX
13:16
Diagnóstico
01:37
2BNCC – Base Nacional Comum Curricular
Compreensão e Aplicação da BNCC na Prática Educacional
Objetivo do Módulo:
Capacitar os participantes para compreender os fundamentos, a estrutura e a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando sua importância na construção de currículos e no planejamento pedagógico para a educação básica .
Conteúdo Programático:
Introdução à BNCC:
O que é a BNCC e sua função no sistema educacional brasileiro.
Contextualização histórica: da criação à implementação nas escolas.
Relação entre a BNCC e os documentos legais, como a LDB (Lei 9.394/96) e o Plano Nacional de Educação (PNE) .
Estrutura da BNCC:
Princípios e competências gerais: Análise das 10 competências gerais previstas pela BNCC e sua relevância para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Organização por etapas: Educação Infantil , Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio .
Relação entre áreas do conhecimento e componentes curriculares.
Educação Infantil na BNCC:
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Campos de experiência e suas interações na prática pedagógica.
Propostas de atividades lúdicas homologadas aos campos de experiência.
Ensino Fundamental e a BNCC:
Competências específicas das áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza .
Objetivos de aprendizagem por componentes curriculares.
Interdisciplinaridade e metodologias ativas aplicadas ao ensino fundamental.
Ensino Médio e a BNCC:
Novas diretrizes: o protagonismo juvenil e a formação integral.
Competências específicas, itinerários formativos e integração entre formação geral básica e projetos de vida.
Aplicação da BNCC no Planejamento Pedagógico:
Como transformar os objetivos de aprendizagem em práticas efetivas.
Construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) com base na BNCC.
Exemplos de planos de aula alinhados à BNCC e orientações para avaliação formativa.
BNCC e Educação Inclusiva:
Adequação das práticas pedagógicas para promover a equidade e a inclusão escolar.
A relação entre a BNCC e as legislações inclusivas, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) .
Metodologia:
Aulas expositivas e dialogadas para contextualização teórica e prática da BNCC.
Análise de documentos oficiais e estudo de casos sobre a implementação em diferentes contextos escolares.
Atividades práticas: Elaboração de planos de aula e sequências didáticas baseadas nos objetivos de aprendizagem da BNCC.
Discussões em grupo: Reflexão sobre os desafios e as possibilidades da BNCC na prática docente.
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 – Considerações - Parte 1
18:38
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 – Considerações - Parte 2
15:36
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capitulo I - Disposições Gerais
09:47
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo I - Competências Gerais
24:41
Diagnóstico
00:44
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo II - Planejamento e Organização
09:12
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo III - Currículo Proposta Pedagógica
18:39
Diagnóstico
01:07
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo IV - Educação Infantil
13:27
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo IV - Ensino Fundamental
01:06:24
Diagnóstico
00:35
Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo V
20:41
Diagnóstico
40:00
Resolução CNECP nr. 4 de 2018 – Apresentação – Considerações Legais - Parte 1
20:00
Resolução CNECP nr. 4 de 2018 – Apresentação – Considerações Legais - Parte 2
21:27
Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo I - Disposições Gerais - Parte 1
20:03
Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo I - Disposições Gerais - Parte 2
20:09
Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo II - Do planejamento e organização
10:38
Diagnóstico
00:48
BNCC Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo III
28:56
Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo IV
28:56
Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - CAPÍTULO V
36:05
Diagnóstico
01:10
Resolução CNECP nr. 2 e nr. 4 - Analise Comparativa
18:27
Resolução Nº 1, De 4 DE Outubro De 2022 (*) Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC.
14:24
Diagnóstico
01:10
3ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
Objetivo Geral:
Capacitar os participantes para compreender, interpretar e aplicar os princípios, direitos e diretrizes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), com foco em sua relevância na prática educacional e na proteção integral de crianças e adolescentes . O módulo aborda a forma sistemática dos dispositivos legais, destacando a relação entre o ECA e o papel dos educadores, famílias e sociedade.
Conteúdo Programático do Módulo:
Introdução ao ECA:
Contexto histórico e fundamentos legais.
Importância do ECA para a promoção dos direitos humanos.
Atualizações legislativas relevantes, conforme a Lei nº 14.721/2023.
Princípios Fundamentais e Disposições Preliminares:
Conceito de criança e adolescente.
Proteção integral e prioridade absoluta (artigos 1º ao 6º).
Direitos Fundamentais:
Direitos à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e convivência familiar.
Garantias contra negligência, exploração e violência.
Deveres da Sociedade, Família e Poder Público:
Papel das instituições educacionais na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Políticas públicas prioritárias e recursos destinados à infância e juventude.
Sistema de Garantias de Direitos:
Conselho Tutelar: competências e atribuições.
Medidas protetivas e socioeducativas.
Responsabilidade em situações de violação de direitos.
Estudo de Casos e Aplicações Práticas:
Análise de situações reais envolvidas no ECA.
Discussão de análises e casos emblemáticos.
Metodologia:
O módulo será dividido em aulas expositivas, debates e estudos de casos práticos. Serão incluídas questões de concursos públicos para aplicação dos conhecimentos, além de atividades que promovam reflexões sobre a implementação do ECA no ambiente escolar e na sociedade.
Título I
12:30
Diagnóstico
01:36
Título II - Capítulo I
33:23
Título II - Capítulo II
14:35
Título II - Capítulo III - Parte 1
21:13
Título II - Capítulo III - Parte 2
20:37
Título II - Capítulo III - Parte 3
21:26
Título II - Capítulo III - Parte 4
23:20
Diagnóstico
01:07
Título II - Capítulo IV
20:31
Diagnóstico
01:01
Título II - Capítulo V
10:39
Diagnóstico
01:20
Título III - Capítulo I
18:07
Título III - Capítulo II
17:17
Diagnóstico
01:05
Parte Especial - Título I - Capítulo I
17:17
Parte Especial - Título I - Capítulo II - Seção I - Parte 1
22:37
Parte Especial - Título I - Capítulo II - Seção I - Parte 2
16:24
Parte Especial - Título I - Capítulo II - Seção II
06:48
Parte Especial - Título II - Capítulo I e II - Parte 1
22:29
Parte Especial - Título II - Capítulo I e II - Parte 2
21:25
Parte Especial - Título III - Capítulo I, II, III
09:26
Parte Especial - Título III - Capítulo IV
28:13
Parte Especial - Título III - Capítulo V
03:29
Parte Especial - Título IV
08:04
Diagnóstico
00:56
Parte Especial - Título V - Capítulo I
04:53
Parte Especial - Título V - Capítulo II
12:35
Parte Especial - Título V - Capítulo III, IV e V
05:33
Diagnóstico
01:18
Parte Especial - Título VI - Capítulo I e II
18:04
Parte Especial - Título VI - Capítulo III - Parte 1
26:33
Parte Especial - Título VI - Capítulo III - Parte 2
13:44
Parte Especial - Título VI - Capítulo IV
08:29
Parte Especial - Título VI - Capítulo V
13:30
Diagnóstico
00:42
Parte Especial - Título VII - Capítulo I
32:15
Parte Especial - Titulo VII - Capítulo II - Parte 1
23:03
Parte Especial - Titulo VII - Capítulo II - Parte 2
19:29
Diagnóstico
01:06
Professores(as)
Prof. Msc. Fabiana Cáceres
Empreendedora
Professora e Pesquisadora no segmento Educacional. Entusiasta na utilização das Metodologias Ativas, utilização de Tecnologias Educacionais e Formação Humana.