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Preparatório Nova Andradina - Geral

Preparatório Nova Andradina - Geral

Preparatório para Aprovação de Professores
  • 100 horas de carga horária
  • 98 aulas
  • 3 módulos de conteúdo
  • Última atualização 10/09/2025
  • 98 arquivos para download

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Conteúdo

1LDB – Lei de Diretrizes e Bases

Este módulo oferece um estudo aprofundado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), com enfoque nas atualizações mais recentes de 2024. As aulas estão estruturadas para capacitar os estudantes na análise e aplicação prática dos princípios, objetivos e diretrizes que regem a educação brasileira. Além de abordar os fundamentos da LDB, o conteúdo explora as mudanças legais e normativas mais atuais, destacando seu impacto no cotidiano escolar e na gestão educacional. Objetivos do Módulo: Compreender os fundamentos da LDB e suas implicações na organização da educação nacional. Analisar criticamente as atualizações de 2024, incluindo suas razões, abrangência e efeitos na prática pedagógica. Preparar os participantes para interpretar e aplicar as normas legais em contextos educacionais, considerando as demandas contemporâneas. Diferenciais: Aulas atualizadas com base nas mudanças legislativas mais recentes. Material complementar com estudos de caso e questões comentadas para concursos. Discussões práticas que conectam a teoria à realidade escolar.
  • LDB - Lei n. 9.394/96 - Título I

    11:30
  • Lei n. 9.394-96 - Título II

    25:19
  • Diagnóstico

    00:57
  • Lei n. 9.394-96 - Título III - Parte 1

    31:58
  • Lei n. 9.394-96 - Título III - Parte 2

    14:46
  • Diagnóstico

    00:51
  • Lei n. 9.394-96 - Título IV - Parte 1

    34:45
  • Lei n. 9.394-96 - Título IV - Parte 2

    22:39
  • Lei n. 9.394-96 - Título IV - Parte 3

    25:18
  • Diagnóstico

    00:46
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo I e II - Seção I - Parte 1

    19:46
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo I e II - Seção I - Parte 2

    19:26
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção II

    07:50
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção III

    14:37
  • Lei n. 9.39496 - Título V - Capítulo II - Seção IV - Parte 1

    25:53
  • Lei n. 9.39496 - Título V - Capítulo II - Seção IV - Parte 2

    24:25
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção IV-A

    14:58
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo II - Seção V

    10:07
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo III

    13:26
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo IV - Parte 1

    22:41
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo IV - Parte 2

    15:58
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo V

    14:05
  • Lei n. 9.394-96 - Título V - Capítulo V-A

    09:36
  • Diagnóstico

    00:36
  • Lei n. 9.394-96 - Título VI

    21:40
  • Diagnóstico

    01:07
  • Lei n. 9.394-96 - Título VII

    36:37
  • Diagnóstico

    00:56
  • Lei n. 9.394-96 - Título VIII

    24:31
  • Lei n. 9.394-96 - Título IX

    13:16
  • Diagnóstico

    01:37

2BNCC – Base Nacional Comum Curricular

Compreensão e Aplicação da BNCC na Prática Educacional Objetivo do Módulo: Capacitar os participantes para compreender os fundamentos, a estrutura e a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando sua importância na construção de currículos e no planejamento pedagógico para a educação básica . Conteúdo Programático: Introdução à BNCC: O que é a BNCC e sua função no sistema educacional brasileiro. Contextualização histórica: da criação à implementação nas escolas. Relação entre a BNCC e os documentos legais, como a LDB (Lei 9.394/96) e o Plano Nacional de Educação (PNE) . Estrutura da BNCC: Princípios e competências gerais: Análise das 10 competências gerais previstas pela BNCC e sua relevância para o desenvolvimento integral dos estudantes. Organização por etapas: Educação Infantil , Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio . Relação entre áreas do conhecimento e componentes curriculares. Educação Infantil na BNCC: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Campos de experiência e suas interações na prática pedagógica. Propostas de atividades lúdicas homologadas aos campos de experiência. Ensino Fundamental e a BNCC: Competências específicas das áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza . Objetivos de aprendizagem por componentes curriculares. Interdisciplinaridade e metodologias ativas aplicadas ao ensino fundamental. Ensino Médio e a BNCC: Novas diretrizes: o protagonismo juvenil e a formação integral. Competências específicas, itinerários formativos e integração entre formação geral básica e projetos de vida. Aplicação da BNCC no Planejamento Pedagógico: Como transformar os objetivos de aprendizagem em práticas efetivas. Construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) com base na BNCC. Exemplos de planos de aula alinhados à BNCC e orientações para avaliação formativa. BNCC e Educação Inclusiva: Adequação das práticas pedagógicas para promover a equidade e a inclusão escolar. A relação entre a BNCC e as legislações inclusivas, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) . Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas para contextualização teórica e prática da BNCC. Análise de documentos oficiais e estudo de casos sobre a implementação em diferentes contextos escolares. Atividades práticas: Elaboração de planos de aula e sequências didáticas baseadas nos objetivos de aprendizagem da BNCC. Discussões em grupo: Reflexão sobre os desafios e as possibilidades da BNCC na prática docente.
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 – Considerações - Parte 1

    18:38
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 – Considerações - Parte 2

    15:36
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capitulo I - Disposições Gerais

    09:47
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo I - Competências Gerais

    24:41
  • Diagnóstico

    00:44
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo II - Planejamento e Organização

    09:12
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo III - Currículo Proposta Pedagógica

    18:39
  • Diagnóstico

    01:07
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo IV - Educação Infantil

    13:27
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo IV - Ensino Fundamental

    01:06:24
  • Diagnóstico

    00:35
  • Resolução CNECP nr. 2 de 2017 - Capítulo V

    20:41
  • Diagnóstico

    40:00
  • Resolução CNECP nr. 4 de 2018 – Apresentação – Considerações Legais - Parte 1

    20:00
  • Resolução CNECP nr. 4 de 2018 – Apresentação – Considerações Legais - Parte 2

    21:27
  • Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo I - Disposições Gerais - Parte 1

    20:03
  • Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo I - Disposições Gerais - Parte 2

    20:09
  • Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo II - Do planejamento e organização

    10:38
  • Diagnóstico

    00:48
  • BNCC Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo III

    28:56
  • Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - Capítulo IV

    28:56
  • Resolução CNECP nr. 4 de 2018 - CAPÍTULO V

    36:05
  • Diagnóstico

    01:10
  • Resolução CNECP nr. 2 e nr. 4 - Analise Comparativa

    18:27
  • Resolução Nº 1, De 4 DE Outubro De 2022 (*) Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC.

    14:24
  • Diagnóstico

    01:10

3ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente

Objetivo Geral: Capacitar os participantes para compreender, interpretar e aplicar os princípios, direitos e diretrizes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), com foco em sua relevância na prática educacional e na proteção integral de crianças e adolescentes . O módulo aborda a forma sistemática dos dispositivos legais, destacando a relação entre o ECA e o papel dos educadores, famílias e sociedade. Conteúdo Programático do Módulo: Introdução ao ECA: Contexto histórico e fundamentos legais. Importância do ECA para a promoção dos direitos humanos. Atualizações legislativas relevantes, conforme a Lei nº 14.721/2023. Princípios Fundamentais e Disposições Preliminares: Conceito de criança e adolescente. Proteção integral e prioridade absoluta (artigos 1º ao 6º). Direitos Fundamentais: Direitos à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e convivência familiar. Garantias contra negligência, exploração e violência. Deveres da Sociedade, Família e Poder Público: Papel das instituições educacionais na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Políticas públicas prioritárias e recursos destinados à infância e juventude. Sistema de Garantias de Direitos: Conselho Tutelar: competências e atribuições. Medidas protetivas e socioeducativas. Responsabilidade em situações de violação de direitos. Estudo de Casos e Aplicações Práticas: Análise de situações reais envolvidas no ECA. Discussão de análises e casos emblemáticos. Metodologia: O módulo será dividido em aulas expositivas, debates e estudos de casos práticos. Serão incluídas questões de concursos públicos para aplicação dos conhecimentos, além de atividades que promovam reflexões sobre a implementação do ECA no ambiente escolar e na sociedade.
  • Título I

    12:30
  • Diagnóstico

    01:36
  • Título II - Capítulo I

    33:23
  • Título II - Capítulo II

    14:35
  • Título II - Capítulo III - Parte 1

    21:13
  • Título II - Capítulo III - Parte 2

    20:37
  • Título II - Capítulo III - Parte 3

    21:26
  • Título II - Capítulo III - Parte 4

    23:20
  • Diagnóstico

    01:07
  • Título II - Capítulo IV

    20:31
  • Diagnóstico

    01:01
  • Título II - Capítulo V

    10:39
  • Diagnóstico

    01:20
  • Título III - Capítulo I

    18:07
  • Título III - Capítulo II

    17:17
  • Diagnóstico

    01:05
  • Parte Especial - Título I - Capítulo I

    17:17
  • Parte Especial - Título I - Capítulo II - Seção I - Parte 1

    22:37
  • Parte Especial - Título I - Capítulo II - Seção I - Parte 2

    16:24
  • Parte Especial - Título I - Capítulo II - Seção II

    06:48
  • Parte Especial - Título II - Capítulo I e II - Parte 1

    22:29
  • Parte Especial - Título II - Capítulo I e II - Parte 2

    21:25
  • Parte Especial - Título III - Capítulo I, II, III

    09:26
  • Parte Especial - Título III - Capítulo IV

    28:13
  • Parte Especial - Título III - Capítulo V

    03:29
  • Parte Especial - Título IV

    08:04
  • Diagnóstico

    00:56
  • Parte Especial - Título V - Capítulo I

    04:53
  • Parte Especial - Título V - Capítulo II

    12:35
  • Parte Especial - Título V - Capítulo III, IV e V

    05:33
  • Diagnóstico

    01:18
  • Parte Especial - Título VI - Capítulo I e II

    18:04
  • Parte Especial - Título VI - Capítulo III - Parte 1

    26:33
  • Parte Especial - Título VI - Capítulo III - Parte 2

    13:44
  • Parte Especial - Título VI - Capítulo IV

    08:29
  • Parte Especial - Título VI - Capítulo V

    13:30
  • Diagnóstico

    00:42
  • Parte Especial - Título VII - Capítulo I

    32:15
  • Parte Especial - Titulo VII - Capítulo II - Parte 1

    23:03
  • Parte Especial - Titulo VII - Capítulo II - Parte 2

    19:29
  • Diagnóstico

    01:06

Professores(as)

Prof. Msc. Fabiana Cáceres

Prof. Msc. Fabiana Cáceres

Empreendedora

Professora e Pesquisadora no segmento Educacional. Entusiasta na utilização das Metodologias Ativas, utilização de Tecnologias Educacionais e Formação Humana.

Acesso por 1 mês

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