Neurodidática em Sala de Aula Estratégias aplicáveis para transformar a educação básica
Neurodidática em Sala de Aula
Estratégias aplicáveis para transformar a educação básica
Descrição do curso:
Este curso foi criado para professores que desejam ir além da teoria. Em Neurodidática em Sala de Aula, você vai descobrir como o cérebro aprende em cada etapa da vida escolar e transformar esse conhecimento em estratégias práticas, criativas e neurocompatíveis para usar na sua sala de aula — da Educação Infantil ao Ensino Médio.
São 40 horas de formação intensiva, divididas em 4 módulos + bônus especial, com recursos que vão desde a emoção e o movimento até o planejamento intencional e as metodologias ativas.
Você aprenderá com três especialistas de referência nacional: Prof. André Codea, Profª Fabiana Cáceres e Prof. Mestre Psicólogo Robson, unindo neurociência, prática docente e escuta sensível em uma abordagem didática única.
Além de aplicar tudo o que aprendeu com segurança e criatividade, você ainda pontua com excelência nas provas de títulos de concursos e seletivos, com certificação válida e verificação por QR code.
Um curso transformador, feito por quem vive a escola de verdade — e ensina com o cérebro em mente.
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 1 ano
após a matrícula.
Conteúdo
1MÓDULO EXTRA | COMECE POR AQUI - ANTES DE TUDO!
Objetivo do módulo:
Acolher o cursista, apresentar a proposta do curso, alinhar expectativas e orientar sobre o uso da plataforma, além de iniciar a reflexão sobre o papel do professor no século XXI.
2MÓDULO 1 – O CÉREBRO QUE APRENDE
Objetivo do módulo:
Compreender o funcionamento do cérebro nas diferentes etapas da educação básica e como adequar o ensino ao neurodesenvolvimento.
3MÓDULO 2 – EMOÇÃO, ATENÇÃO E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM
Objetivo do módulo:
Entender a relação entre emoções, motivação e atenção como elementos estruturantes da aprendizagem.
4MÓDULO 3 – CORPO, MOVIMENTO E EXPRESSÃO
Objetivo do módulo:
Explorar o papel da corporeidade, da arte e da expressão como recursos cognitivos fundamentais para a aprendizagem.
5MÓDULO 4 – PROFESSOR, PLANEJAMENTO E ESCUTA SENSÍVEL
Objetivo do módulo:
Aprimorar a intencionalidade docente, o planejamento e a postura de escuta na mediação da aprendizagem.
Professora e Pesquisadora no segmento Educacional. Entusiasta na utilização das Metodologias Ativas, utilização de Tecnologias Educacionais e Formação Humana.